Vacinação contra a gripe é estendida até 30 de junho
Beneficiários do PAS devem agendar a imunização diretamente com as clínicas
A campanha de vacinação contra a gripe foi estendida até o dia 30 de junho pela FAPES, acompanhando a prorrogação feita pelo Ministério da Saúde. Durante a campanha, não é exigido pedido médico para a imunização. O agendamento deve ser feito pelos beneficiários do PAS junto às clínicas, que informarão a disponibilidade de vacinas e de equipe em suas unidades. A aplicação domiciliar está autorizada pela FAPES para todos os beneficiários.
Veja a possibilidade de atendimento diretamente com as clínicas:
Clínicas credenciadas – a FAPES reembolsará a taxa de aplicação residencial para todos os beneficiários, não apenas os do grupo de risco. A vacina não é cobrada pelas credenciadas ao apresentar a carteirinha do PAS.
Clínicas não credenciadas (livre escolha) – a FAPES reembolsará o valor da vacina e o da aplicação domiciliar para todos os beneficiários, mesmo os que não estão no grupo de risco.
Apesar dos estudos mundiais, ainda não existe vacina contra o Coronavírus. Porém, a imunização contra a gripe, realizada anualmente, teve a indicação reforçada neste ano em função da pandemia da Covid-19, uma vez que os sintomas são semelhantes.
A vacina é indicada a partir dos seis meses de idade e recomendada para toda a população, inclusive gestantes. Apenas pessoas com alergia grave a ovo de galinha (que já tiveram reação anafilática) e portadoras de doenças neurológicas comprovadamente diagnosticadas, tais como síndrome de Guillain-Barré, não podem ser vacinadas. Em casos de sintomas ou dúvidas, entre em contato com a equipe do Programa Saúde da Família pela Central de Atendimento: (21) 3820-5454.