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Prestação de contas – Diretoria da APA que acaba concluir mandato faz um balanço do trabalho realizado

Chegamos ao término do segundo mandato da atual diretoria da APA, que dirige a associação desde meados de 2010, com uma reeleição em 2013. A Diretoria, que completou uma bem sucedida inclusão da geração dos novos aposentados e ativos, trabalha voluntariamente pelos nossos objetivos e tem no reconhecimento sua satisfação.

A chapa que se despede representou uma continuidade de administrações anteriores, como também elegeu-se agora para a próxima gestão, que se inicia amanhã, com o Antonio Miguel Fernandes como presidente e o atual passando a ser vice. Esse fato parece mostrar a satisfação dos associados com os rumos da APA. Hoje, ela é a segunda mais importante associação de participantes do Sistema BNDES e reconhecida como interlocutora com credibilidade para todos os fóruns de negociação, especialmente para a discussão dos temas previdenciários em curso.
Fizemos pesquisas que orientaram nosso planejamento estratégico definido em 2011, no que fomos muito ajudados pela rede social criada pela APA e pelo Master Gendes, que extrapola nossos associados. Além do natural acompanhamento de nosso fundo de pensão e de sua gestora, os pontos mais relevantes da agenda deste ultimo mandato foram os que informo a seguir.

Um ponto importante foi a comensalidade, a vontade de nos reunirmos. A Diretoria Social reforçou a quantidade e a qualidade de nossos encontros, viagens e festas. Os colegas associados das cidades onde existem representações do BNDES foram ajudados para fazer seus encontros e passaram a receber brindes especiais. As redes sociais também reforçaram essa presença. Atividades como o nosso coral, aulas de idiomas, de artes plásticas e de informática tornaram-se oportunidades de congraçamento. A Diretoria de Assistência Social desenvolveu, entre outros, projetos de memória e um programa de palestras, chamado de Ampliando Horizontes, que vem batendo recordes de comparecimento. O atendimento a colegas ou seus familiares, doentes ou necessitados de apoio, cresceu a ponto de exigir uma estagiária de assistência social.

A APA reforçou suas mídias, agregando TV via youtube, facebook e uma nova revista institucional ao jornal e ao site, buscando transparência e prestação de contas. Criamos, ainda, uma revista literária e estamos preparando uma outra, acadêmica, para atender a nossos colegas pesquisadores sobre os temas de nosso interesse. Para isso, aumentamos nossa equipe de apoio. O jurídico foi outro pilar de nossas atividades, acompanhando a defesa de nossos direitos e informando os associados. Também foram implantadas melhores práticas de governança e de compliance. O setor financeiro melhorou seus controles, como aprendizado das fraudes que havíamos sofrido, e ampliou o apoio emergencial, necessário em tempos atuais. A APA encerra este mandato com sólida situação econômico financeira e aprovação unânime de suas contas. O setor administrativo aperfeiçoou nossos controles e convênios, mantendo sempre uma porta aberta para os que nos visitam no Edserj ou em nossas salas na Rua Senador Dantas.

Ainda somos uma associação pequena, com oportunidades de crescimento a partir do uso maior de informática e de atendimento a distância. Mantendo o foco nas questões previdenciárias, de congraçamento e apoio aos nossos associados. Esses são os desafios para os quais convidamos os associados a participar, nesse compromisso renovado agora.

Diretoria que concluiu
o mandato

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