Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

Nota aos associados

Prezados Colegas,

Em conversa com o vice-presidente da APA, soube das preocupações de alguns participantes do Plano de Benefícios gerido pela FAPES com relação à divulgação de uma Carta aos Participantes, emitida pela Diretoria da FAPES, comunicando o ingresso da cobrança em juízo da contribuição extraordinária devida pelos patrocinadores, depois de muitas delongas e procrastinação por parte da Administração anterior. Note que há quase quatro anos, desde outubro de 2012, a Administração da FAPES vem cobrando esta contribuição extraordinária, que emergiu de eventos passados e cujos valores devidos não foram aportados pelos patrocinadores ao Plano de Benefícios.

O ingresso em juízo desta cobrança é uma medida aparentemente radical que, no entanto, faz parte do cumprimento do dever fiduciário pela Diretoria da FAPES, tendo o objetivo de resguardar as responsabilidades pessoais dos envolvidos. Ademais, esta medida tem a clara intenção de acelerar a tomada de posição pela atual Administração dos patrocinadores, uma vez que estão concluídos os estudos para resolver a questão da sustentabilidade do Plano, a qual contempla uma série de possíveis medidas, inclusive o aporte da referida contribuição extraordinária.

Os futuros desdobramentos desta judicialização devem se dar no médio prazo, no âmbito de um amplo processo de discussão das alternativas para conceder sustentabilidade ao Plano. Pelo que sei este processo está sendo acompanhado pelas diretorias de todas as AFs, inclusive a da APA.

Não há motivo imediato para maiores preocupações, embora se deva lembrar nestes momentos da fala de Keynes, de que a longo prazo todos estaremos mortos.

Cordiais saudações,

 

Sebastião Bergamini

Sobre o Autor

Deixar um comentário

*