Médicos generalistas da FAPES já podem fazer consultas por internet e telefone
Com a autorização do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina e outros conselhos, a FAPES organizou sua equipe de médicos generalistas para prestar atendimento aos beneficiários do Programa de Assistência à Saúde (PAS) também por internet e telefone – a chamada telessaúde – durante o período de combate ao Coronavírus. A recomendação foi da Organização Mundial da Saúde (OMS), visando tornar mais acessíveis a orientação, monitoramento e encaminhamento de pacientes à distância, devido ao isolamento imposto pela pandemia. Implementada em caráter emergencial, a telemedicina na FAPES seguirá os critérios éticos, técnicos e legais.
O beneficiário deverá confirmar estar “de acordo” por meio de um Termo de Consentimento a ser enviado pelo médico ou outro profissional (psicólogo, nutricionista etc.) por e-mail ou WhatsApp. Após recebimento, o beneficiário deverá responder ao e-mail confirmando que aceita a consulta. É o suficiente para que o procedimento seja autorizado no sistema da FAPES.
Ao final da consulta, o médico ou outro profissional encaminhará por e-mail um breve relatório sobre o atendimento, solicitações de exame e prescrição (se houver) e o beneficiário responde novamente confirmando que a consulta de fato ocorreu.
O atendimento será feito pelo Médico da Família designado para o beneficiário e seus dependentes. Caso não tenha sido atendido ainda por um profissional do Programa Saúde da Família, acesse o portal da FAPES e veja os contatos do seu médico, enfermeiro e assistente social de referência.