Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

LDP – Você quer ser um (melhor) consultor?

Dia 20, tivemos uma palestra na APA dos professores Luiz Affonso Romano (primo distante do poeta) e do Paulo Jacobsen sobre o tema “Você quer ser um (melhor) consultor?” para dez associados.

Os temas mais importantes foram tratados sempre com base em experiências reais: como identificar um problema e buscar a solução desejada pelo cliente, os diferentes papéis de um consultor (conselheiro, coach, mentor etc.), o mercado da consultoria e os contratantes potenciais, as formas de trabalho, a opção pelo home-office e pesquisas sobre o perfil da consultoria no Brasil.

Pudemos observar que vários colegas já estão trabalhando como consultores e têm uma demanda por um grupo de estudos que os congregue, para trocar experiências, tirar dúvidas e abrir seu leque de convites em função de demandas mais específicas. Nesse sentido, pretendo lançar mão de nosso convênio com o IBEF para usarmos espaço e expertise. Podemos organizar cursos e fazer seminários em que nós mesmos possamos falar de casos reais, respeitando o sigilo dos clientes.

O próximo passo será montar um curso com os palestrantes para quem desejar aprofundar os temas da palestra. Como deve ser o contrato? Quanto cobrar? Como posicionar-se no mercado para networking e atração de clientes? Essas são algumas dúvidas levantadas em que podemos ter uma atuação proativa.

Entendo que a APA deve proporcionar esse ambiente, como outros (encontros de enólogos é uma demanda já identificada e precisamos de alguém que esteja disposto a ser o organizador), para a realização de opções profissionais ou de lazer individuais que melhorem a qualidade de vida de todos nós.

Lembremo-nos que a Ética foi escolhida pela APA como um de seus valores e isso será destacado nessa atividade. Ferir esse princípio implicará em desligamento desse grupo e até das atividades da Associação.

Não espero que haja muitos colegas dispostos a montar uma estrutura para negociar com clientes, mas sei que há os que gostariam de continuar trabalhando com o que faziam e podem, se criarmos um cadastro próprio, ser procurados para uma parceria em consultorias específicas (projetos sociais, terceiro setor, ferrovias etc.).

Convidamos os interessados a procurarem a Simone na APA para participar desse cadastro.

Luiz Borges
Presidente da APA

Deixar um comentário

*