Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

Editorial

Prezados associados e amigos benedenses,

Passados mais de 60 dias de confinamento, por conta dessa experiência única e dolorosa que o mundo está passando. Durante esse período perdemos amigos, parentes e colegas de trabalho para essa terrível pandemia.

Nós, aposentados do BNDES, fazemos parte de um pequeno grupo que tem amparo econômico e, principalmente, no que diz respeito à assistência de saúde, ainda temos um atendimento diferenciado. A FAPES com o seu programa de família destinou uma enfermeira para monitorar por grupo de aposentados os agendamentos para a realização dos testes rápidos para o diagnóstico do Covid-19. Eu, por exemplo, fui testado no dia 06 de maio passado, estando tudo bem, graças a Deus. Outro alento foi o da suspensão por 4 meses dos descontos das parcelas dos empréstimos com a nossa Fundação. Nesse momento difícil, apesar de não termos sido diretamente afetados, pessoas ligadas a nós (familiares ou amigos), o foram, e, muitas vezes é necessário, quem é mais provido, deve ajudar ao ente querido. Essa sobra momentânea tem essa finalidade.

Esse momento triste serve também para algumas reflexões sobre o que vem acontecendo, as dificuldades, as injustiças sociais, a inoperância dos governos, nas suas diversas esferas, a falta de estrutura em segmentos que deveriam estar supridos pelo Estado. Saúde, infra-estrutura (saneamento, por exemplo), educação, pesquisa e desenvolvimento, cujo fornecimento e a manutenção atemporal deveriam ser realizados pelo Estado são fatores muito precários em um país que está colocado entre as 10 maiores economias do mundo. A fragilidade que sentimos na carne, como cidadãos, no dia-a-dia, é proveniente de gestões parcialmente deficientes ou completamente insuficientes, estão refletidos na existência de 50 milhões de brasileiros solicitando ajuda emergencial de R$ 600,00. Trata-se do grupo de excluídos, muitos o governo federal descobriu que não tinham cadastros no ministério da economia, os denominados CPF. Quando falamos desse universo, no mínimo, estamos projetando o dobro de pessoas, se considerarmos 1 único dependente. Sabemos que é maior esse grau de dependência econômico.

Precisamos compreender que vários segmentos da economia serão seriamente afetados, em razão do medo da contaminação, de novos hábitos, ou mesmo, o aprendizado de novas formas de agir que podem trazer benefícios pessoais ou para os grupos que participamos.
Empresas aéreas, hotéis, redes de restaurantes serão bastante afetados em um primeiro momento, e depois de forma perene, porém menos aguda, pela redução de viagens curtas de executivos, que poderão realizar via ferramentas digitais como Zoom, Skype, JIJTSI, entre outras, são exemplos desses novos tempos.

Os mais idosos devem se motivar para receber os aprendizados do novo tempo digital para reduzir os seus temores, as suas dependências dos mais jovens. As atividades rotineiras como acessar e movimentar as contas-correntes bancárias, comprar pela internet, acessar o site da FAPES, e outras funcionalidades são exemplos reais que muitos dos nossos associados têm dificuldades ou não sabem operar.

Pensando nesse quadro a APA tão logo retorne as suas atividades presenciais estará oferecendo cursos regulares procurando levar de forma personalizada para os nossos associados que se enquadrem no universo mencionado, para que eles ganhem a liberdade do mundo digital.

Nesse período de mudanças e de notícias ruins, porém inevitáveis, realizamos convênio com uma seguradora especializada, que há anos presta os seus serviços para os participantes e assistidos da FAPES, justamente para que, no pior momento que o ser humano passa, possa ter a alternativa razoável para arcar com os custos funerários.

Esse ano não será possível termos a nossa festa de julho pelas razões já comentadas, porém, pretendemos realizar uma festa belíssima no final do ano, sob a batuta da nossa querida diretora social Madeilene Perez, para que possamos saciar as nossas saudades e poder usufruir de momentos muito agradáveis.

Continuamos atentos à proteção dos nossos direitos, procurando manter o diálogo ativo com a diretoria da FAPES. Destaco o caso do adiantamento do 13º salário em janeiro, resolvido dentro da data de crédito realizado para os empregados ativo do BNDES, como exemplo. A diretoria da APA tem uma forma de agir com a experiência e a prudência dos seus membros. Tem dado certo, até o momento temos tido sucesso. Destaco, por derradeiro de que os gestores da APA são profissionais ou ex-profissionais que têm ou tiveram sucesso (alguns continuam atuando profissionalmente), e que dedicam muito amor as suas missões na APA.

Para os próximos meses teremos muitos desafios que enfrentaremos e superaremos, com muita garra e dedicação, forma de agir que sempre caracterizou a atuação da APA, desde a sua criação.

Vamos continuar juntos somando esforços para vencermos essa pandemia e termos ainda no ano de 2020 ações e notícias positivas, o que não foi possível nesse primeiro semestre que se encerra.

Antonio Miguel Fernandes

Presidente da APA-FAPES/BNDES

Sobre o Autor

Deixar um comentário

*