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EDITORIAL

Estamos chegando ao final do nosso mandato e não podemos dizer que é da forma que gostaríamos, ao transmitir a presidência para o próximo Presidente, Dr. Sebastião Bergamini.

Como já divulgado em nossas redes sociais, houve falha operacional da nossa gestão, ao não atender tempestivamente os prazos previstos em nosso estatuto social no que respeita a apresentação das demonstrações financeiras dos períodos de 2016 a 2020. 

As razões por essa falha foram já descritas em comunicados anteriores e na própria abertura da Assembleia Geral Ordinária que deliberou sobre a matéria.

A apresentação das Demonstrações Financeiras de 2016 a 2020 aos associados em Assembleia Geral Ordinária é uma exigência legal e estatutária, uma vez que elas já tinham sido submetidas à apreciação prévia dos demais órgãos, conforme exigência legal, os quais se manifestaram conforme quadro a seguir:

AnoParecer da Auditoria IndependenteParecer do Conselho FiscalParecer do Conselho Deliberativo
2016Aprovação.Aprovação.Aprovação.
2017Aprovação.Aprovação.Decidiu não se manifestar
2018Aprovação.Aprovação.Decidiu não se manifestar.
2019Aprovação.Aprovação.Decidiu não se manifestar
2020Aprovação.Aprovação.Decidiu não se manifestar

A maioria dos participantes da AGO não aprovou as contas, pelo que se depreende pelo não cumprimento das previsões estatutárias, no que concerne às convocações das Assembleias Gerais Ordinárias para o julgamento das contas anuais. Os motivos já foram divulgados, não cabe aqui ficar reiterando, porém é importante destacar que os conjuntos das demonstrações financeiras, com os respectivos pareceres de auditoria independente foram divulgados anualmente por meio das nossas mídias (APALAVRA e REVISTA DA APA). Ademais, todos os conjuntos anuais estão acessíveis no site da APA.

Destacamos, também, que apesar da não aprovação ocorrida, a APA está em excelente situação financeira, cumpriu com os seus objetivos sociais e que não houve nada que tenha produzido perdas para a instituição, por gestão dolosa ou temerária.

Os erros são decorrentes, principalmente, de ser um trabalho voluntário e que muitas vezes não atinge o primor profissional que muitos almejam. As recomendações apontadas pelo Conselho Deliberativo foram acatadas e serão colocadas em prática pela próxima gestão.

Na próxima gestão, os associados poderão apreciar as contas de 2021 que se encontram, atualmente, em poder dos membros do Conselho Fiscal para dar o seu parecer. 


A não aprovação das contas dos períodos de 2016 a 2020 não corresponde ao conteúdo das demonstrações financeiras e ao patrimônio da APA no que respeita a situação econômica e financeira.

Lamentamos o clima de beligerância instalada em nossa associação, absolutamente desnecessário, que faz com que as pessoas acabem se afastando, quando todos deveriam estar unidos para a proteção dos nossos direitos adquiridos.

Como já falamos em diversas oportunidades, a APA não é uma instituição sindical, possui limitações. O processo pela luta pelos nossos direitos é realizado por meio de negociação e, no limite, através da judicialização.

No último dia 24 de maio, ocorreu a eleição geral para a renovação as vagas de Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal quando, também, com uma pequena participação dos associados, votaram de forma online e presencial, 251 associados.

Para a disputa das vagas para a Diretoria Executiva só houve a inscrição de uma chapa, UNIÂO, composta por membros dessa diretoria que está se despedindo e novos colegas, em uma proporção de renovação de 50% (6 da gestão atual e 6 novos diretores).

A CHAPA UNIÂO obteve 206 votos, tendo 30 votos nulos e 15 em branco. Correspondendo a uma aprovação de 82% dos associados presentes na assembleia.

Desejamos aos nossos colegas eleitos uma gestão profícua e que produza bons frutos para a APA poder evoluir com sustentabilidade e com alegria.

Atenciosamente,

Antonio Miguel Fernandes

Presidente da APA

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