Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

Carta aos associados da APA

Aos associados da APA

Um grupo de associados da APA tomou a iniciativa positiva de elaborar um documento questionando a FAPES e o BNDES sobre a quebra da manutenção de critério de reajuste dos proventos entre ativos e assistidos. A carta foi entregue ao BNDES no dia 11 de outubro/21 e à FAPES em 18 de outubro/21.

Tal fato se deve em decorrência da comunicação realizada pela FAPES no que diz respeito ao tema, com base na Resolução CNPC 040/2021. A APA parabeniza os autores que elaboraram a correspondência, que foi remetida com uma quantidade significativa de assinaturas. Contudo, encaminhamos ao Conselho Deliberativo da FAPES e ao Diretor Superintendente a Carta APA-FAPES/BNDES 036/21, em 21 de outubro/21 que contém um conjunto de questionamentos, do qual consta o tema em questão (reajuste), em que solicitamos a suspensão da colocação em prática do que preconizam as Resoluções CGPAR 25 e 040 CNPC, como forma de impedir que sejam tomadas decisões açodadas que possam vir a trazer perdas desnecessárias para a nossa massa de assistidos. O documento ora enviado é fruto da reunião ocorrida no início de outubro/21 entre o mencionado grupo de associados, autores da correspondência que trata sobre o reajuste, bem como contempla um conjunto amplo de questionamentos sobre o PBB e a gestão da FAPES.

O conteúdo sintetiza os pontos mais urgentes a serem respondidos pela gestão da FAPES e, como já mencionado, tem por objetivo, através do diálogo, a suspensão das medidas já comunicadas para o final de 2021. Destacamos, também, como um fato muito importante à iniciativa da atual Administração da FAPES em ouvir os pleitos dos participantes e assistidos na busca dos aprimoramentos das gestões dos nossos planos de previdência e de assistência a saúde. Em anexo cópia do documento entregue à FAPES (Carta APA-FAPES/BNDES 036/21) para conhecimento público.

Atenciosamente,

Antonio Miguel Fernandes

Presidente da APA-FAPES/BNDES