Artigo de Luiz Borges aborda as eleições para os conselhos da FAPES
0 Comment
A rápida evolução dos fatos na gestora de nosso patrimônio nos últimos dias mostra a necessidade de estarmos mobilizados, se quisermos ser participantes das decisões sobre o futuro de nosso patrimônio. A APA tem uma assembleia em aberto, aguardando os desdobramentos da ação de cobrança da FAPES contra o Sistema BNDES. O próximo passo deve ser também nos prepararmos para a indicação de candidatos aos conselhos deliberativo e fiscal da FAPES. Lembro que, no âmbito de um fórum de debates sobre o nosso Plano Básico de Benefícios, podemos buscar os nomes mais preparados para representar-nos nesses dois colegiados administrativos. A APA, através de sua diretoria, propõe-se a iniciar imediatamente essa discussão com seus associados, usando sua mídia e contatos presenciais.
No Conselho Deliberativo, temos sido muito bem representados pelo colega assistido Paulo Libergot, eleito com o apoio da APA. Muitos acham que somos apartados da escolha dos membros do CD representantes dos ativos, mas isso não é verdade, pois, ativos e assistidos, votamos na escolha de todos os representantes dos participantes. Será importante termos um bom relacionamento com as AFs, especialmente com a AFBNDES e sua nova diretoria, para buscarmos apoiar os melhores nomes para os dois colegiados. Todos devem dar suas opiniões através de nossas redes para podermos ter legitimidade no momento da escolha dos candidatos.
Relembrando, o Conselho Deliberativo tem seis membros (necessariamente pessoas físicas participantes), escolhidos paritariamente entre participantes e patrocinadores, embora caiba ao seu presidente, escolhido entre os indicados pelos patrocinadores, o voto de Minerva. As eleições são feitas para a escolha de um dos representantes dos ativos e outro dos assistidos. Na seguinte (que será agora),elegeremos o outro representante dos ativos. O Conselho Fiscal tem três membros, sendo um dos ativos, um dos assistidos e um indicado pelos patrocinadores. O seu presidente será escolhido entre os representantes dos participantes. O presidente da APA, Antonio Miguel, é o atual presidente do CF. Não é preciso explicar a importância dessa posição chave para o acompanhamento da saúde de nosso patrimônio.
Luiz Borges
Vice-presidente da APA