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Veja as orientações sobre os atendimentos da FAPES

Como proceder em caso de dúvidas sobre Previdência, Saúde ou Empréstimos:

Devido à suspensão do atendimento presencial na Central de Atendimento, por conta da evolução dos casos de contaminação pelo Covid-19 (Coronavírus), a FAPES providenciou algumas demandas referentes à Previdência, Saúde e Empréstimos. Confira abaixo:

Previdência

– Serão atendidas apenas as requisições de concessão de benefícios de risco como: auxílio-doença, pensão por morte e aposentadoria por invalidez. O pedido deverá ser feito via Fale FAPES, por meio do Portal de Serviços, e serão informados os documentos necessários para cada tipo de benefício;

– As requisições para os demais benefícios poderão ter um atraso para serem concedidas, mas serão pagas de forma retroativa. O mesmo pode acontecer nos casos de extrato de desligamento e opção por institutos: autopatrocínio, resgate, BPD e portabilidade;

– Fale FAPES com dúvidas mais complexas poderão ser respondidos após o prazo de 5 dias úteis;

– Em relação aos pedidos de concessão de benefícios pelo INSS, eles não estão sendo homologados. Todas as solicitações de concessão de aposentadoria e/ou pensão por morte após 12/11/2019, data da EC103 – Emenda Constitucional 103, não estão sendo realizadas, pois o sistema do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social não está parametrizado e a DATAPREV não o convencionou até o momento. Não há previsão ainda para o ajuste;

– O atendimento presencial do INSS foi suspenso no dia 18/03 e permanecerá assim por 15 dias. Só serão mantidos atendimentos agendados para cumprimento de exigências de requerimentos de benefícios previdenciários e assistenciais, perícias médicas previdenciárias e avaliações e pareceres sociais dos benefícios previdenciários e assistenciais.

Saúde

– O atendimento telefônico está sendo realizado 24 horas por dia, 7 dias na semana no número (21) 3820-5454, para atendimentos primordialmente assistenciais. Ao ligar, digite a opção 3 “Plano de Saúde” e 1 “beneficiário” e você será atendido pelo Enfermeiro da Família. A medida é válida para beneficiários de todo o Brasil;

– O Canal do Beneficiário – (21) 99234-3263 continua disponível de segunda a sexta, das 17h às 9h; e fins de semanas e feriados, 24h por dia;

– Tendo em vista o momento atual em decorrência da Pandemia pelo Coronavírus, o reembolso passará a ser depositado em apenas 1 data por mês. Conforme cronograma abaixo:

1)            Reembolsos entregues até 20/03 serão pagos até 06/04/2020.

2)            Reembolsos solicitados a partir de 21/03/20 até 20/04/20 serão pagos em 05/05/2020.

3)            Reembolsos solicitados a partir de 21/04/20 até 20/05/20 serão pagos em 05/06/2020.

Seguiremos este calendário durante o período em que estivermos em contingência;

– Neste momento de crise, solicitamos que questões administrativas (reembolso, etc) sejam encaminhadas via Fale FAPES para não sobrecarregar o atendimento aos beneficiários;

– O ambulatório do EDSERJ estará aberto com contingente reduzido e funcionará apenas para emergências, sob demanda, a partir do contato com a Central de Atendimento FAPES – (21) 3820-5454.

Empréstimos

– Os atendimentos estão sendo realizados somente por telefone  – (21) 3820-5454 e por Fale FAPES;

– Documentos de novas propostas de financiamento ou em curso devem ser enviados por Fale FAPES, sem prejuízo de apresentação dos originais, oportunamente. O jurídico realizará as análises cabíveis, porém lembramos que as certidões podem vencer;

– Escrituras de financiamento e de MULTI estão suspensas;

– Concessões de FAST estão dentro da normalidade;

– Perícia médica, quando cabível, será realizada por meio de documentos, sem a necessidade de deslocamento do participante para consultórios médicos;

– Documentos de baixa de hipoteca também estão suspensos.

A FAPES  solicita que sejam evitados contatos telefônicos desnecessários e utilize-se, prioritariamente, o atendimento via Fale FAPES, localizado no Portal de Serviços da Fundação.

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