Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

Manifesto sobre a FAPES

A APA recebeu com muita satisfação o manifesto de ex-executivos do banco e da FAPES com um chamado à ação por parte dos participantes assistidos de nosso fundo de pensão. Lideranças desse grupo estiveram em contato com os nossos dirigentes de forma permanente e haviam prometido o envio, até quinta-feira passada, de argumentos de sustentação do pedido de suspensão dos pagamentos para a cobertura do déficit de nosso plano, antes de uma reunião formal da Diretoria da APA marcada para o dia 10 de janeiro (terça-feira).

As informações por nós divulgadas, de forma transparente para a mídia que atende aos participantes, associados ou não à APA, possibilitou a base do manifesto, chegando mesmo a repetir trechos e a listagem de argumentos que já havíamos apresentado.

Como já havia sido informado, a Diretoria da APA, neste dia 10, pela manhã e após a manifestação formal do Conselho Deliberativo da FAPES, aprovou a tomada de medidas administrativas e judiciais para buscar a suspensão dos pagamentos da equalização do déficit, tal como foi aprovado pela gestora de nosso fundo, com base em argumentos e providências quase idênticos aos que foram apresentados no manifesto, até porque nós já os havíamos discutido. Para referendar nossa posição, estamos convocando uma AGE da APA para daqui a uma semana, à qual os signatários do manifesto estão convidados, mesmo não sendo associados, para que possamos formular estratégias comuns de ação. Associados ou não à APA, precisamos de todos nesta hora.

A APA também estimula os participantes não associados a romperem as suas inércias e se organizarem em grupos para a defesa de nossos direitos, pois essa ação reverterá para o interesse comum. A posição claramente marcada contra os dirigentes da APA é, a nosso ver, infundada, mesmo porque alguns desses procedimentos foram discutidos pessoalmente com alguns dos signatários do manifesto. Entretanto, toda contestação é bem-vinda, assim como discordamos da renúncia da chapa de representantes dos assistidos no Conselho Deliberativo da FAPES, o que nos deixou sem voz, como os próprios signatários indignaram-se. O argumento de que veríamos risco na inscrição de mais de uma chapa para o próximo processo eleitoral para o Conselho Deliberativo da FAPES ficou confuso e não procede. Ao contrário, estimulamos os signatários a organizarem uma outra chapa, como fizeram da outra vez, quando nos pediram e obtiveram total apoio, mesmo quando nos decepcionando depois.

As sugestões contidas no manifesto já nos haviam sido repassadas em conversas e a decisão de confrontar a proposta de solução do déficit acertada com a liderança dos signatários. Por isso, entendemos sua postura de exigir comprometimento, pois estão afastados de melhor posição para atuar, mas não entendemos as agressões contundentes à APA, enquanto defendem uma união de interesses. A luta pela sugerida suspensão dos pagamentos será apenas o prelúdio de algo mais importante que se avizinha: a reestruturação do nosso fundo, com provável proposta de redução de benefícios.

 

Sobre o Autor

Deixar um comentário

*