Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

Empréstimos: Redução das Taxas de Juros e Suspensão das Prestações

A partir de abril de 2020, as taxas de juros dos programas de empréstimos e financiamentos serão reduzidas, em virtude da alteração da taxa atuarial definida no Plano de Custeio que vigorará de abril de 2020 até março de 2021. As novas taxas já estão disponíveis no Portal da Fundação.

A FAPES informa também aos seus participantes que a cobrança de IOF nas contratações de empréstimos nas modalidades FAST e MULTI será reduzida a zero, no período de 03/04/2020 até 03/07/2020, conforme determinado no Decreto nº 10.305/2020.

Além disso, diante do cenário atual, a Diretoria-Executiva da Fundação, sensibilizada por ser um momento delicado para todos, decidiu disponibilizar a opção de suspensão das prestações de empréstimos e financiamentos por até 4 meses consecutivos, sendo mantida a cobrança dos seguros.

A opção poderá ser efetivada somente pelo Portal de Serviços, no período de 30/03 a 30/04/2020, para até 4 meses, considerando as competências: abril, maio, junho e julho ou maio, junho, julho e agosto, observado o cronograma a seguir:

Período de opção de 30/03 a 15/04: competências de abril, maio, junho e julho

Período de opção de 16/04 a 30/04: competências de maio, junho, julho e agosto.

Em razão do atual regime de contingência adotado pela FAPES, alertamos para a possibilidade de indisponibilidade dos sistemas e de eventual desconfiguração da tela de opção. Desde já, a FAPES conta com a sua compreensão, pois todos os esforços estão sendo envidados para possibilitar essa operacionalização.

O requerimento é feito de forma rápida e online, utilizando seu login e senha, inclusive via smartphone ou tablet. Ao acessar o Portal, o usuário irá visualizar uma tela com os dados de seu empréstimo ou financiamento, o número do contrato e o saldo. Ao lado dessas informações, serão apresentadas as opções de meses para a suspensão, podendo ser selecionadas as competências desejadas.

Antes de finalizar o procedimento é preciso ler e declarar ciência dos termos e só depois apertar o botão “Gravar dados”. A sua escolha não poderá ser editada após este passo, por isso tenha muita atenção ao selecionar os meses que deseja suspender o pagamento.

Fique ligado em mais algumas informações importantes:

1. O botão “Mais Tarde” adia a adesão, ou seja, você receberá novamente essa notificação quando acessar o Portal de Serviços e poderá decidir depois sobre o assunto, desde que dentro do prazo.
2. Caso você não deseje suspender nenhuma parcela, basta declarar ciência e clicar no botão “Gravar dados”.
3. A efetivação da suspensão somente se dará para os contratos que estiverem adimplentes.
4. Caso a janela de notificação não esteja sendo mais apresentada, o participante com empréstimo/financiamento contratado no decorrer do prazo de opção poderá realizar, adicionalmente, a suspensão do novo contrato, unicamente por Fale FAPES, indicando as competências desejadas.

Alertamos que a opção pela suspensão do pagamento de prestações implica alongamento do prazo da dívida, já que o saldo devedor continua sendo corrigido.

Sobre o Autor

Deixar um comentário

*