Telefone: (21) 2262-2726 | Email: apa1@bndes.gov.br / secretaria@apabndes.org.br

APA promoverá o primeiro curso de formação de Cuidadores de Idosos

 

Os participantes do curso, de 180 horas, serão indicados pelos associados e a entidade arcará com todos os custos

 

A Diretoria de Apoio Assistencial da APA, através do seu Serviço Social, tem recebido, nos últimos anos, inúmeros pedidos de apoio e orientação na indicação de pessoas para trabalhar como cuidadores de idosos. A Presidência da entidade vislumbrou que essa seria uma oportunidade de prestar um relevante serviço a seus associados, com respaldo no estatuto social, em especial no artigo 2º, incisos I e XI.

Para analisar o assunto foi formada uma Comissão que, após diversas reuniões e contatos, propôs a realização de um Curso de Formação de Cuidadores de Idosos. Como se trata de um curso que tem o objetivo de atender às demandas de nossos associados, somente serão aceitas inscrições de pessoas indicadas por associados da APA.

O curso terá início em abril deste ano, com duração total de 180 horas/aula, divididas em duas etapas: uma teórica, com 140 horas e outra prática, de 40 horas, com estágio supervisionado em instituições de longa permanência. As aulas teóricas serão desenvolvidas, semanalmente, às terças e quintas feiras, das 18h às 21h40min e terão o número máximo de 30 participantes. A APA arcará com o custo da realização do curso, não havendo ônus para os participantes. O que se procura, através deste Curso de Cuidadores é proporcionar, com o apoio da APA, um treinamento às pessoas que desejam atuar junto a idosos em condição de dependência, ligadas ou não aos associados da APA, de forma que seja promovido um serviço de maior qualidade, melhorando a qualidade de vida e oferecendo uma maior autonomia a esse idoso aos seus cuidados.

A coordenadora técnica do Curso será a professora Telma Guerço Fernandes, que já desenvolveu esta experiência em cursos anteriores. O processo para as inscrições dos interessados se iniciará em 06/02/2017 e se encerrará em 10/03/2017. Os Associados da APA, que desejam indicar participantes no curso, deverão preencher o formulário de participação (um para cada indicado, obedecendo ao número máximo de  três indicações). O formulário poderá ser retirado na sede da APA, dentro do horário de funcionamento da Associação. Ele também será enviado por email aos associados . Esse formulário deverá ser preenchido pelo associado da APA, assinado e entregue ao(s) indicados(s). Os candidatos a frequentar o curso deverão comparecer à sede da APA, Av. Chile 100, primeiro subsolo, portando o formulário de indicação preenchido e assinado pelo associado e com os respectivos documentos de identidade e uma foto 3×4, nos horários das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h, quando preencherão a ficha de inscrição e receberão o calendário e as normas necessárias para a sua seleção e participação no curso. Só receberá Certificado do curso a pessoa que atender às exigências de presença e resultado de provas.

Enfatizamos que cada Sócio da APA poderá apresentar até três pessoas interessadas em efetuar o Curso, porém é indispensável que a pessoa interessada em participar do Curso compareça ao Serviço Social da APA e faça a sua inscrição pessoalmente, na forma já indicada. Todas as pessoas inscritas no curso serão avaliadas, através de entrevista, com a professora Telma Fernandes, em data e horário combinados, sendo estabelecida a data limite de 24/03/2017 para a divulgação dos nomes dos candidatos aptos a participarem do curso, visto que, como foi anteriormente mencionado, só dispomos de 30 vagas e a inscrição não garantirá a participação do interessado.

As pessoas interessadas em obter mais esclarecimentos podem apresentar as suas dúvidas para Hugo Francisco Santos, através do e-mail: hugofranciscosantos@gmail.com.

Sobre o Autor
  1. Simone de souza Reply

    Quando vai começar as novas turmas e inscrições. Para 2019

Deixar um comentário

*